top of page
Foto do escritorVelho Manco

Scream & Yell


Entrevista feita por Leonardo Vinhas e publicada no dia 30/09/23


O Velho Manco é uma banda de Jundiaí (SP) que acredita no desconforto como impulso estético. Ao mesmo tempo, a banda cita como inspiração artistas como Queens of The Stone Age, Nirvana, R.E.M. e Chico Buarque, gente que, por mais “torta” que possa ser em algumas sonoridades, sempre teve uma veia pop bem evidente.


Esse paradoxo se manifesta em “Egorama” (2023), novo EP da banda, editado de forma independente. Existe uma vontade subjacente, mas perceptível, de soar acessível. Porém, as canções se veem tomadas por um clima pesado e por diversas ambições. Ainda assim, “Egorama” é um exercício interessante de busca de identidade e de crescimento em um cenário bastante sufocado, que é o rock independente autoral.


Com o gênero estagnado pela falta de espaços para fomentar uma cena e pela mudança das “regras do jogo” da indústria musical, que confia cada vez mais em redes sociais e artistas individuais que se projetam mais como “criadores de conteúdo” que como músicos, fica difícil encontrar caminhos para expandir o alcance e ter alguma espécie de retroalimentação com o público.


Tiago Mancin (voz, violão e guitarra), Danilo Nascimento (guitarra e backing vocal), Edmilson de Souza (baixo) e Vinicius Andrade (bateria e teclados) sabem disso. E sabem que estão situados em uma cidade onde outras bandas autorais – como Do Culto ao Coma, Velodkos e outras – fazem pouquíssimos shows e realizam lançamentos esporádicos. É um cenário difícil, mas, como fica evidente nessa entrevista com o vocalista Mancin, O Velho Manco está disposto a enfrentar essas dificuldades e deixar uma marca com sua música.





12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page